Uma equipe de pesquisadores britânicos afirma ter novas evidências de que o aquecimento global está derretendo o gelo na Antártida, mais rápido do que se pensava anteriormente.Os cientistas do British Antarctic Survey (BAS) dizem que o aumento do nível do mar ao redor do mundo, causada pelo derretimento pode ter sido subestimada. Acredita-se que mais de 13.000 quilômetros quadrados de gelo na Península Antártida tem sido perdido durante os últimos 50 anos. Os resultados foram anunciados na Conferência sobre Mudança Climática, em Exeter.
A elevação do nível do mar
Professor Chris Rapley, director of (Bas), told the conference that Antarctica could become a "giant awakened", contributing heavily to rising sea levels. O professor Chris Rapley, diretor do (BAS), disse na conferência que a Antártida poderia se tornar um "gigante despertou", contribuindo fortemente para o nível do mar subir.
Como resultado, as tendem a geleiras desaguar no oceano até seis vezes mais rápido do que antes. A outra região do continente afetado pelas mudanças é a Antártida Ocidental, onde a água quente do mar é pensado para ser corroendo o gelo por baixo. Em 2001, o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) previu que o nível do mar média global vai subir entre 11 centímetros (4.3in) e 77 centímetros (30.3in) em 2100 - mas a previsão de que a contribuição da Antártida seria de pequeno porte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário