sábado, 26 de março de 2011

Equipes de Resgate ainda Estão a procura de Corpos no Japão

Mapa mostrando a localização do Ofunato


as equipes de resgate internacionais têm vindo a ajudar buscas por sobreviventes na cidade litorânea de Ofunato na província de Iwate (acima).  A cidade foi uma das mais próximas do epicentro do sismo e também foi atingida pelo tsunami.
AJUDA INTERNACIONAL A equipe de resgate britânica foi enviada para Ofunato juntamente com as equipes de os EUA ea China.
British trabalhadores de resgate em Ofunato
Ela é composta de 59 bombeiros de pesquisa e especialistas em resgate, dois cães de resgate e uma equipe de apoio médico de quatro.
Resgatando as pessoas depois de um tsunami é particularmente difícil porque os edifícios em que as pessoas possam estar presas são danificados pela onda entrando e saindo e também por ser atingido por detritos, tais como veículos e outras casas.
 
EQUIPES DE CÃO
Um cão de busca e salvamento em Ofunato
O primeiro trabalho para que o resgate é dividir a área em que eles estão procurando em uma grade e, em seguida, sistematicamente buscas na área, com cães farejadores.  Os cães ajudam a reduzir a procura, identificando os edifícios em que pode haver sobreviventes ou corpos.
Este cão particular é de uma pesquisa dos EUA e equipe de resgate, que é geralmente baseada na Virgínia.
 
ESCUTA EQUIPAMENTOS
Equipes de resgate preparar seus equipamentos
 Depois de terem diminuído as buscas, as equipes utilizam equipamentos de escuta e de dispositivos de imagem térmica para ajudar a localizar os sobreviventes nos escombros.
Esta equipe está a preparar seus equipamentos da China.
Algumas das áreas baixas da cidade foram achatados, mas espera-se que muitos edifícios mais altos que permaneceram em pé devem ter alguns sobreviventes.
 
British trabalhadores de resgate em Ofunato
 
 
fotos BBC NEWS

Tinha me afastado um pouco do Blog!

Tinha me afastado um pouco do blog, mais preparei varias postagens interessantes para vocês, e amanhan vou voltar a postar normalmente, obrigada pelas visitas!!

segunda-feira, 21 de março de 2011

Minha Opnião!

De uns tempos para cá, a netureza vem nos mostrando que ela tem sua própria força e que o mal que fizemos a ela durante anos poderia se voltar contra nós, as tragédias Começaram no Japão, mais quem garante que elas não podem se espalhar pelo mundo? As vezes acontecem coisas que nem a ciência preve, coisas inacreditáveis, eu acho que não é porque o Brasil está totalmente em cima de uma placa tectônica que aqui não pode haver terremotos, eu não não posso dizer que a ciêcia esta errada, mais tenho direito de dar minha própria opnião,  e para maim quando as coisas tem que acontecer elas simplesmente acontecem é isso que eu penso, mais a maioria das pessoas acreditam na ciência e nada mais!
Eu acredito que ainda há tempo de mudar, acredito que viveriamos bem melhor se vivessemos de acordo com a Natureza, diminuindo a poluição, a derrubada de árvores, parar de desmatar áreas verdes, pensar mais no ambiente, sabem porque? pois se o mundo acabar do que vai valer todo investimento, todo dinheiro, toda fama, toda construção? quero que as pessoas percebam que não vai valer exatamente NADA, pois NADA MAIS VAI EXISTIR, é isso que a população deveria pensar, e as tragédias ocorridas No Japão deveria servir de aviso para melhorer-mos nossos atos!
Pense Faça Mude
Lembre-se " Oque um dia foi verde, amarelo, azul e colorido no futuro pode estar cinza e poluído"!
Comentem suas opniões!

Tem Yahoo? Deixe aqui sua opnião ela pode aparecer no Blog e ainda pode ganhar melhor resposta!!
http://br.answers.yahoo.com/question/index;_ylt=Ak75dL9A7GsDxmRO9CWvVvHI6gt.;_ylv=3?qid=20110320142113AAa8El7

Japão 9 Dias depois!

Mais Fotos da Tragédia ocorrida no Japão!


Imagem de um tsunami inundando uma estrada após o terremoto no Japão
Imagem de um barco descansando em um prédio após o tsunami no Japão
Imagem de equipes de resgate se aproxima de um homem flutuando em um telhado ao largo da costa japonesa
Imagem de equipes de resgate procurando por vítimas de terremoto no Japão

sábado, 19 de março de 2011

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, disse que está congelando os planos para desenvolver um programa de energia nuclear em função da crise no Japão.

A Venezuela assinou um contrato com uma empresa russa no ano passado para desenvolver uma usina nuclear durante a próxima década. Mas Chávez disse que os eventos no Japão, mostrou os riscos do desenvolvimento de energia nuclear eram grandes demais. O Chile afirmou que ainda pretende assinar um acordo nuclear com os EUA próxima semana, apesar da crise no Japão. Países ao redor do mundo têm sido reconsiderar suas políticas nucleares em face da crise no complexo do Japão Fukushima nuclear desencadeada pelo terremoto da semana passada, e do tsunami.
O presidente Chávez disse que estava cancelando os planos da Venezuela para construir uma usina nuclear.
"É algo extremamente arriscado e perigoso para o mundo inteiro", disse ele.
"Apesar da grande tecnologia e os avanços que o Japão tem, olha o que está acontecendo com alguns de seus reatores nucleares"Chávez acrescentou que a preocupação global sobre a segurança da energia nuclear poderia impulsionar a demanda para as exportações de petróleo da Venezuela.


Informações bbc news!

China Suspendeu Construção de Novas Usinas Nucleares após Desastre em Fukushima!

Arquivo de imagem da usina nuclear de Qinshan Haiyan, na província chinesa de Zhejiang

A decisão de suspender temporariamente a aprovação de usinas nucleares veio em uma reunião do Conselho do Estado da China, ou Gabinete, presidido pelo primeiro-ministro Wen Jiabao.
 "Vamos suspender temporariamente a aprovação de projetos de energia nuclear, incluindo aqueles que já iniciaram os trabalhos preliminares, antes de normas de segurança nuclear são aprovados", dizia um comunicado do Conselho de Estado.
"A segurança é nossa prioridade no desenvolvimento de usinas nucleares."
Atualmente, a China recebe apenas cerca de 2% de sua eletricidade a partir da energia nuclear de 13 reatores, mas lançou um ambicioso projeto para aumentar drasticamente esses números.
Isto é atualmente, construir mais reatores do que qualquer outro país do mundo.
De acordo com a World Nuclear Association, a China quer construir um total de 110 reatores nucleares ao longo dos próximos anos.
 Isso faz parte de um plano para desenvolver outras fontes de energia - como eólica e solar - para reduzir a dependência do país do carvão, que fornece atualmente cerca de três quartos das suas necessidades energéticas.

Foto e Informações BBC news!

Tragédia no Japão, Uma Semana Depois!




A group of rescue workers observe a minute of silence to mourn for the victims of the earthquake and tsunami in Rikuzentakata, Iwate prefecture.
Foto: Uma semana após o desastre!
   Não parece, mais se passaram apenas uma semana da tragédia ocorrida no Japão, um triste acontecimento que parece não ter fim, que destruiu praticamente uma cidade inteira, e alem de ter matado muitas pessoas colocou grande parte da população em risco após a explosão de uma usina nuclear, essa que deixou mais de 160 pessoas expostas a radiação, esses desastres que deixaram várias pessoas em abrigos e a maioria da população sem casas, pessoas sem comida, e outras que tinha que andar mais de 15 km para tomar banho, isso é triste mais é a realidade de vários japoneses hoje, varias pessoas mortas, outras passando fome, outras perdidas sem saber nem se ainda tem famíliares, e o pior de tudo e que essas pessoas tem uma vida como nós temos, e várias delas ainda estavam prestes a realizar seus sonhos!

Quake survivors observe a moment of silence at the time the massive earthquake struck their village of Tanohata, north-eastern Japan.


Fotos BBC News!

quinta-feira, 17 de março de 2011

Paisagens Naturais

Apesar de toda poluição, e toda destruição ambiental já causada pelo homem, a Natureza ainda nos reservou paisagens lindas que podem ser visualizadas de perto ou ate mesmo via internet que e o nosso caso, abaixo vocês vão ver agumas paisagens naturais ainda existentes no mundo!
066_Travel Islândia Jokulsarlon Icebergs

As lagoas de Jokulsarlon, a Islândia é o lar de algumas das mais belas geleiras existentes.  As geleiras são curvos, suave e pura - quase como se uma série de ondas estavam congelados flash em ação.
falésias flamejante w
O Flaming Cliffs é um local espectacular.O deserto de Gobi é conhecido por não ter nada além do rock, areia e sol escaldante!
Bryce arco Point - Bryce Canyon National Park
Bryce Canyon, Astrônomos visitam o canyon à noite, quando seu super céus escuros torná-lo fácil de encontrar e localizar muitas das da atmosfera mais natural luzes de orientação.
Geleira Perito Moreno DSC00179
O Glaciar Perito Moreno, na Argentina faz parte do Parque Nacional Los Glaciares. O parque é cheio de glaciares Perito Moreno, mas passa a ser um dos mais populares por causa de sua habilidade única de se mover para frente e para trás, fazendo com que a ponta de mudar constantemente.
Chocolate Hills, Carmen, Bohol
As Colinas de Chocolate das Filipinas vão pelo que parece a milhas e milhas.Em todos os lugares que voolhar você verá colinas cônicas que parecem ter sido batidas fora de moldes gigante!
1. Puppy Glaciar Perito Moreno. Argentina
O glaciar Perito Moreno. Argentina!
 2. O E.U Grand Canyon
O Grand Canyon. Arizona, Estados Unidos!
3. Os terraços de Yunnan. China
Os terraços de Yunnan. China
5. Iguazú. Argentina e Brasil
Cataratas do Iguaçu. Argentina e Brasil
6. Uluru. Austrália
Uluru. Austrália!
9. Monte Cook. Nova Zelândia
O Monte Cook. Nova Zelândia!

Lembren-se "Oque um dia foi verde, amarelo, azul e colorido, no futuro pode estar cinza e poluído!"

terça-feira, 15 de março de 2011

Reator Nuclear Emitiu Radiação na Atmosfera!

A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) confirmou nesta terça-feira (15) que a explosão provocada por um incêndio no reator 2 da usina nuclear de Fukushima, no Japão, afetada pelo potente terremoto de sexta-feira (11), seguido por um devastador tsunami, liberou radiação diretamente na atmosfera.
Em comunicado, a AIEA detalhou que obteve a informação das autoridades japonesas.
De acordo com a AIEA, ainda há fogo no depósito de armazenamento de combustível usado no reator 4, na mesma usina atômica, e que o complexo está seriamente danificado pelos fenômenos naturais que provocaram destruição e mortes em parte do país.
No local, foi registrado nível de radioatividade de até 400 microsievert por hora, diz a AIEA.
Além disso, alta na temperatura foi registrada nos reatores 5 e 6 da central nuclear, informou Yukio Edano, porta-voz do primeiro-ministro japonês. “Observamos uma leve elevação de temperatura nos reatores 5 e 6”, afirmou. Segundo ele, o problema é o mesmo que afetou outros reatores do complexo: falha no sistema de refrigeração.
Radiatividade em TóquioA prefeitura de Tóquio registrou na manhã desta terça um nível de radioatividade levemente superior ao normal. Mas de acordo com as autoridades locais, a elevação no índice não oferece risco. "Registramos um nível de radiação superior ao normal esta manhã em Tóquio", declarou o responsável da prefeitura da capital japonesa, Sairi Koga, acrescentando que "não se trata de um índice suficiente para afetar a saúde humana".
A capital japonesa vive um dia de expectativa pela eminente possibilidade de ventos estarem soprando da região da usina nuclear danificada radiação à cidade. Os ventos, que podem estar carregados de componentes radioativos, se movem a uma velocidade de 2 a 3 metros por segundo, de acordo com a Agência Meteorológica do Japão. A previsão é de que a velocidade do vento aumente na quarta-feira (16), soprando de 3 a 5 metros por segundo em direção ao Oceano Pacífico.

segunda-feira, 14 de março de 2011

Na Segunda Explosão na Usina Nuclear Japonesa, deixa varas de um reator totalmente expostas!

A explosão de hidrogênio em três dias abalaram uma central nuclear japonesa segunda-feira, o envio de uma enorme nuvem de fumaça no ar e ferindo 11 trabalhadores.  A explosão foi sentida a 25 milhas (40 quilômetros) de distância, mas a operadora da usina disse que os níveis de radiação na unidade afetada ainda estavam dentro dos limites legais.
Mais tarde, segunda-feira, barras de combustível em um reator em separado na planta foram totalmente expostas depois que ele perdeu sua capacidade de arrefecer, disseram autoridades.  A exposição aumenta o risco de sobreaquecimento da unidade e contribui para os temores de uma terceira explosão na usina.
A explosão de ontem ocorreu na Unidade 3, que as autoridades vêm tentando arrefecer com água do mar após uma falha do sistema, na esteira do terremoto de sexta-feira e do tsunami, desencadeado uma ordem de centenas de pessoas a ficarem em casa, disse o chefe de Gabinete do Secretário Yukio Edano.Os dois desastres deixaram pelo menos 10 mil pessoas mortas.
Operadores sabiam que a inundação da água do mar provocaria um acúmulo de pressão no reservatório de contenção do reator - e, potencialmente, levaria a uma explosão - mas sentiram que não tinha escolha se quisessem evitar um colapso completo.No final, o hidrogênio no vapor liberado misturado com o oxigênio na atmosfera e detonar a explosão.

domingo, 13 de março de 2011

2° Explosão em Usina Nuclear Japonesa

Autoridades japonesas confirmaram uma explosão de hidrogênio no Japão é atingido nuclear Dai-ichi planta Fukushima, semelhante a uma anterior em uma unidade diferente na instalação.
Uma enorme coluna de fumaça foi vista arroto da planta da unidade n º 3 na segunda-feira (14). O reator foi sob o olhar de emergência para uma possível explosão como a pressão construída lá em cima na sequência de uma explosão de hidrogênio no sábado as instalações da Unidade 1.
Funcionários foram corridos para evitar derretimento dos reatores nucleares múltiplas após um terremoto e tsunami incapacitado a planta Fukushima.

Novo terremoto abala o Japão!

Um novo tremor de magnitude 6,2 graus na escala Richter abalou nesta segunda-feira, 14 (no horário local), com epicentro a 10 quilômetros de profundidade na costa da província de Ibaraki, informou a Agência Meteorológica japonesa. Está prevista a chegada de um outro tsunami, com ondas de 3 metros, no nordeste do Japão dentro de dez minutos, informou a Agência Meteorológica japonesa baseada em informações aérea de helicóptero que trabalha nas operações de salvamento.
O terremoto alcançou intensidade 5 na escala japonesa, que vai de 0 a 7, e pôde ser sentido com força na capital Tóquio.


Esta foi a mais recente réplica das quase 280 que se seguiram após o grave terremoto de magnitude de 8,9 na escala Richter ocorrido na sexta-feira, e que deixou pelo menos 1.598 mortos e 1.720 desaparecidos no nordeste do Japão, com o temor de que o número de mortes alcance a casa das dezenas de milhares. A Agência Meteorológica do país adverte que existe a possibilidade de 70% de o Japão sofrer novas réplicas ao longo desta semana, com a ocorrência de um possível terremoto de magnitude 7, na escala Richter, até quarta-feira. O diretor da Agência, Takashi, Yokota, disse ontem que, após a quarta-feira, o risco de réplicas caíra para 50% em uma área de 500 quilômetros de diâmetro, e de 200 quilômetros de extensão ao longo da costa das províncias de Ibaraki e Miyagi.

Terremoto no Japão pode ter deslocado o eixo da terra cerca de 10 centímetros

O terremoto de magnitude 8,9 que atingiu nesta sexta-feira a costa nordeste do Japão pode ter sido movido quase 10 centímetros do eixo de rotação da Terra, revela um relatório preliminar do Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia da Itália (INGV), que considerou que este terremoto é o segundo maior no registro.
"O impacto desse evento sobre o eixo de rotação tem sido muito maior do que o grande terremoto de Sumatra de 2004 e provavelmente o segundo maior, atrás apenas do terremoto no Chile 1960", diz o relatório do INGV.
O presidente do INGV, Enzo Boschi, afirmou sexta-feira que o alarme no Japão, foi dada de imediato e que foi "uma fortuna" que o terremoto foi registrado no mar.
"Porque você ter acontecido no chão teria causado danos ainda maiores, mesmo nas cidades japonesas foram construídas com rigorosos critérios de sísmica", disse Boschi.

Japão News- Novos atos de solidariedade!

A demonstração de apoio e condolências continuam a ocorrer e que o presidente dos EUA, Barack Obama, disse hoje que "destruído" pelo sismo "catastrófico" e prometeu todo o apoio necessário para este país para lidar com a situação.A este respeito revelou que os porta-aviões dos EUA já em águas japonesas, e um segundo em seu caminho, enquanto o outro barco estava indo para as Marianas para prestar a assistência necessária. Além disso, o ministro dos Negócios Estrangeiros espanhol, Trinidad Jimenez, disse hoje que a solidariedade da Espanha com o Japão pelo devastador terremoto que ele chamou de "tragédia" e disse que o governo já ofereceu toda a assistência possível para a China.
 "É terrível, absolutamente dramática, é uma tragédia de dimensões extraordinárias que aconteceu no Japão", disse o ministro em declarações à imprensa, além de uma reunião informal dos ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia (UE) em cidade húngara de Godollo.
Além disso, o Papa Bento XVI entrou no condolências e expressou sua "profunda tristeza" para o "inesperado e trágico" as consequências do devastador terremoto e do tsunami que atingiu o Japão sexta.


"Oque um dia foi  verde, amarelo, azul e colorido no futuro pode estar cinza e poluído"
Acesse tbm: http://precisamospreservar.blogspot.com

Japão News - Vulcão Shinmoedake volta a lançar cinzas e pedras no Japão

Lava fica mais visível dentro da cratera do vulcão do Monte Shinmoedake, na ilha de Kyushu, no sul do Japão, em foto aérea desta segunda-feira (31). (Foto: AP)
Um vulcão situado no sudoeste do Japão voltou a lançar cinzas e pedras a uma altura de 4 mil metros, depois de duas semanas de relativa calma, segundo as autoridades.
O vulcão Shinmoedake, situado na ilha Kyushu, tem 1.420 metros de altura e entrou em atividade em janeiro, pela primeira vez em 52 anos.
As novas erupções ocorrem dois dias após um forte terremoto de 8,9 de magnitude, seguido de um devastador tsunami, ter provocado centenas de mortes e destruição no nordeste do país.
O Shinmoedake está a cerca de mil quilômetros da região afetada pelo terremoto

sábado, 12 de março de 2011

O Ambiente agradeçe- Maneiras de Preservação semanal!

Algumas maneiras de preservar o meio ambiente serão exibidas aqui semanalmente, espero que gostem!
 Criar Menos Lixo 


    Orgulhem nosso planeta, leia, preserve, mude!
    "Oque um dia foi verde, amarelo, azul e colorido, no futuro pode estar cinza e poluído"
    Vamos mudar essa frase!

  1. Compre itens no volume das caixas soltas, sempre que possível para reduzir o desperdício de embalagens.

  2. Evite produtos com várias camadas de embalagem, quando apenas um é suficiente. Cerca de 33 do lixo que jogamos fora é embalagem.

  3. Compre produtos que você pode reutilizar.

  4. Manutenção e reparação de produtos duráveis, em vez de comprar novos.

  5. Verifique os relatórios para os produtos que são facilmente reparados e têm taxas de degradação baixo.

  6. Reutilização itens como bolsas e contentores, quando possível.

  7. Use guardanapos de pano ao invés de papel.

  8.  Use pratos e utensílios reutilizáveis ​​em vez das descartáveis.

  9. Uso de embalagens reutilizáveis ​​para armazenar alimentos ao invés de papel alumínio e filme plástico.

  10.  Vá a Loja com um saco de pano ao invés de usar papel e sacos de plástico.

  11.  Compre pilhas recarregáveis ​​para aparelhos usados ​​com freqüência.

  12.  Reutilizar embalagens de cartão e materiais de transporte. jornais velhos fazem material de embalagem grande!
  13. A Antártida esta Derretendo?

    Uma equipe de pesquisadores britânicos afirma ter novas evidências de que o aquecimento global está derretendo o gelo na Antártida, mais rápido do que se pensava anteriormente.Os cientistas do British Antarctic Survey (BAS) dizem que o aumento do nível do mar ao redor do mundo, causada pelo derretimento pode ter sido subestimada.
    Acredita-se que mais de 13.000 quilômetros quadrados de gelo na Península Antártida tem sido perdido durante os últimos 50 anos. Os resultados foram anunciados na Conferência sobre Mudança Climática, em Exeter.
    A elevação do nível do mar
    Professor Chris Rapley, director of (Bas), told the conference that Antarctica could become a "giant awakened", contributing heavily to rising sea levels. O professor Chris Rapley, diretor do (BAS), disse na conferência que a Antártida poderia se tornar um "gigante despertou", contribuindo fortemente para o nível do mar subir.
    Como resultado, as tendem a geleiras desaguar no oceano até seis vezes mais rápido do que antes. A outra região do continente afetado pelas mudanças é a Antártida Ocidental, onde a água quente do mar é pensado para ser corroendo o gelo por baixo. Em 2001, o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) previu que o nível do mar média global vai subir entre 11 centímetros (4.3in) e 77 centímetros (30.3in) em 2100 - mas a previsão de que a contribuição da Antártida seria de pequeno porte.

    Explicação direto do Japão para Explosão de Reator:

    Terremoto de sexta-feira que devastou a região de Tohoku levou ao estado primeira vez de emergência emitido por usinas nucleares, incluindo a evacuação de um bairro.
    A situação é uma lembrança fresca do perigo latente grave de centrais nucleares e de quebra garantiu que as centrais nucleares são seguras porque eles são cuidadosamente projetados.
    E as falhas em centrais nucleares no terremoto levanta uma questão fundamental: Como pode sísmica coexistem Japão com usinas nucleares?
    O sistema de arrefecimento de emergência do núcleo (ECCS), que derrama água no núcleo do reactor nuclear para resfriá-lo em caso de acidente, foi considerada uma chave para os sistemas de segurança para os vários reatores.
    Quando um terremoto ocorrer, reatores desligado automaticamente. Mas só isso não pode evitar um acidente porque o combustível nuclear continua emitindo calor. Se o núcleo não está devidamente arrefecido, poderia derreter o combustível e provocar uma explosão desastrosa
    .No acidente de 1979 Três Mile Island, nos Estados Unidos, refrigerado a água derramada do núcleo, na medida em que quase causou uma catástrofe.
    As circunstâncias em reatores japoneses estão agora a chegar perto de tal situação.
    Desde a fase inicial de desenvolvimento de geradores de energia nuclear, a questão sobre a sua segurança girou em torno da confiabilidade da ECCS.
    A ECCS não trabalhar no Japão, um país avançado no campo da geração de energia nuclear, e em mais de um reactor.
    Uma queda de energia causou a falha.
    As centrais nucleares geram energia. Mas, se a alimentação for cortada durante um acidente, tudo no pára plantas. É por isso que eles estão equipados com geradores de emergência, para o múltiplo ECCS podem ser mantidos em funcionamento, não importa o que acontece.


    Procurando alguem no Japão? o Google pode ajudar!

    A ferramenta criada pelo google para se contactar com os japoneses, chamada Person Finder: 2011 Japan Earthquake, está disponível em inglês e japonês. O internauta encontra dois botões "Estou procurando por alguém" e "Tenho informações sobre alguém". No primeiro, basta digitar o nome da pessoa para localizar registros deixados por outros internautas. Já no segundo botão, é preciso informar o nome e sobrenome da pessoa e deixar uma mensagem com as informações sobre ela.
    O Google informa na página que todos os dados informados por meio do site ficarão visíveis a qualquer pessoa na internet. Além disso, alerta que a equipe do Google não checa as informações fornecidas pelos usuários. Não é preciso ter cadastro no Google para usar o site, nem para inserir a ferramenta em outros sites.

    Japão- News : Vazamento de óleo, No porto e mais O Terremoto parece ter movido o Japão por 3 metros!

    Choque de sexta-feira de magnitude 8,9, o terremoto quinto mais poderoso em um século, parece ter movido a ilha principal do Japão por três metros e deslocado da Terra sobre seu eixo, um perito com a Pesquisa Geológica dos EUA disse à CNN.
    O horror do terremoto e do tsunami no Japão está começando a surgir em meio a temores de que o número de mortos poderia funcionar em muitos milhares. Um dia de alta tensão viu os trabalhadores lutam para salvar uma planta nuclear de fusão e 50.000 equipes de resgate lutam em busca de vítimas no meio da lama, águas, edifícios em colapso e as chamas de continuar.
    Pelo menos 1.700 pessoas foram mortas ou desaparecidas na sequência do sismo e tsunami, agência de notícias Kyodo. Novos choques de até 6,4 graus continuou a golpear o nordeste um dia e meio após o grande terremoto.

    Além disso, segundo a Kyodo, 9.500 pessoas não puderam ser contactados em Minami Sanriku no norte da província de Miyagi, cerca de metade da população. Japonesa NHK informou que 2.700 casas foram destruídas em Arahama, na mesma província. Mais ao norte, a Agência de Polícia Nacional disse que 5.000 casas ficaram debaixo d'água em Rikuzen-Takata, prefeitura de Iwate. Os sobreviventes foram relatadas como subir em árvores arrancadas e carros virados para chegar a casa. Os operadores ferroviários também foram à procura de quatro trens que estavam viajando linhas de costa em Iwate e Miyagi, quando o tsunami.
    A frenética busca por sobreviventes foi quase ofuscado pelo espectro de vazamentos radioativos em uma usina nuclear no coração da área mais afetada pelo terremoto da sexta-feira. Na fábrica de Fukushima, a radiação vazou de um reator danificado após uma explosão tocou o teto. Agência japonesa de segurança nuclear disse que o acidente foi classificado como menos grave do que o de Three Mile Island ou desastres de Chernobyl, mas até 160 pessoas foram expostas à radiação.