quinta-feira, 12 de maio de 2011

Desmatamento na Amazônia Cai

O homem fez fogo para limpar a terra para o gado ou plantações em São Félix do Xingu, município do Pará, Brasil - junho 2009 Os números sugerem que cenas como essas estão ficando mais raros na Amazônia


O monitoramento por satélite mostrou que cerca de 6.450 quilômetros quadrados de (2.490 milhas quadradas) de floresta foram desmatadas entre agosto de 2009 e julho de 2010, uma queda de 14% em comparação com os 12 meses anteriores. As autoridades brasileiras disseram que a redução se deveu a um melhor acompanhamento e controle da polícia.
 A Ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira disse que os números foram "fantásticos".
 Ela disse que estaria "orgulhosa" de apresentar os resultados na Conferência de Mudança Climática da ONU a decorrer em Cancun, no México.
Ela acrescentou que o Brasil estava bem em curso para reduzir o desmatamento para a sua meta de 5.000 km ² de 2017.
O último dado representa ainda uma área de mais de metade do tamanho do Líbano ou Jamaica. Mas é muito inferior ao pico de 27.772 quilômetros quadrados em 2004.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que a redução apontou que o Brasil foi "manter as suas promessas" sobre o combate ao aquecimento global. Em 2005, o presidente Lula se comprometeu a reduzir o desmatamento em 80% até 2020.
Global importance importância global

O desmatamento é considerado responsável por cerca de 20% das emissões de CO2 a nível mundial. O corte e queima de árvores na Amazônia, tornou o Brasil um dos principais contribuintes dos gases com efeito de estufa que aumentam o aquecimento global. Os últimos dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Pesquisas Espaciais (Inpe), que utiliza satélites para monitorar desmatamento na Amazônia.
O chefe do Inpe, Gilberto Câmara, disse que a redução foi resultado da "ação coordenada", incluindo um maior controle da exploração madeireira ilegal pelo Ministério do Meio Ambiente Brasil e da polícia federal.
Ele também elogiou a "empresas responsáveis", que tinha parado de compra do boi e da soja produzida em áreas desmatadas.

Parece que Agora Estamos Indo para frente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário